segunda-feira

FILMAGENS OU O OLHO QUE CRÊ EM SUA PRÓPRIA MENTIRA


Dança das Cabaças - Exu no Brasil, média metragem, filmado e finalizado em 6 meses , realizado com orçamento de R$ 19.000,00. Dizem que Robert Rodriguez fez El Mariachi com 7 mil dólares, não acredito, bem como não acreditaria nos 19 mangos do Dança das Cabaças.
Algumas pessoas falam - pôxa, vocês não foram pra Bahia - pois é, queríamos ter ido até Bahia, Recife, Maranhão, Rio Grande do Sul, Nigéria e tal. 19.000,00 na Bahia daria só pra passagem com direito a um acarajé pra cada, impossível.
Acredito que dá pra fazer um filme sobre Exu até na Finlândia. Acho que esse título "Exu no Brasil" é na verdade uma farsa, deveria se chamar "Exu em São Paulo". Desde o começo defini esse caminho, iluminado pelo livro do professor Reginaldo Prandi, Os Candomblés de São Paulo. Dança das Cabaças é mais um panorama das religiões de matrizes africanas nessa na metrópole.
Enfim, choramos pouco e fizemos o filme.
Dança das Cabaças é um filme AMADOR, como diria Jean Rouch, feito com AMOR, ao cinema e ao tema abordado.

Um comentário:

Alexandre L'Omi L'Odò disse...

Kkkkkkkk. Ri demais lendo este post.

Vc foi sincero. De fato com tão pouca grana para se fazer cinema é imposível. E mais, acho que nem para o acarajé daria visse, tendo em vista o alto valor da iguaria na terrinha do axé (music).

Contudo, parabéns pelo belo trabalho. Ainda não havia visto este filme. Achei muito bom! Também produzo cinema aqui em PE e sei como é difícil concatenar tamanha intenção em audiovisual.

Axé e que Exú sempre lhe cubra de proteção e axé.

L'Omi.